quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Usina Pedra do Cavalo

É uma barragem do rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, localizada a cerca de 2 km das sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix e 120 km de Salvador, no estado brasileiro da Bahia.

A barragem é operada não só pelo Grupo Votorantim, mas também faz parte dos reservatórios operados pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), que substituiu Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SRH) e está transferindo sua gestão para a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB).

A capacidade de água é de 3 milhões m³ , mas  no momento se encontra vazia , quando chega a enchente ela pode atingir cerca de  167 bilhões de m³  , e toda área da reserva é de 80 mil km²  . A agua que se acumula na reserva , é chamada de energia mecânica . Imagine 3 bilhões de m³ de água para sair em um único tubo azul  ? Pois é, após isso ela ira entrar em contato direto com uma hélice enorme , onde a agua bate com força ,  fazendo a hélice girar , tendo nas suas pontas um polo positivo e outro negativo . Esse tipo de processo é chamado de magnetismo , assim formando o eletroímã gerando energia .Essa energia  sai em forma de energia elétrica , onde é  ligadas por fios de transmissão .

Você sabia ?

-  Que  1 MW (megawatts) corresponde a  1 milhão de watts

-  O Ph da água da hidrelétrica é diferenciado , de cor escura , porque a matéria orgânica que ela é composta vai se decompondo e cria um limo escuro .

-  Segundo a lenda , os escravos deitavam nas pedras ao lado da usina e começavam a ter visões de cavalos correndo , por isso o nome de Pedra do Cavalo

- A construção foi na década de 70 , ela funcionou sem gerar energia , só abastecendo a cidade de Salvador com água . A partir de 85  foi que começou  a gerar energia , abastecendo  a cidade de São Félix e Cachoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário